Revolução brasileira

A partir de 2013 ocorreu um grande aumento n11062419_1631518677127395_1919226838638484082_na organização da sociedade civil brasileira contra o Estado, e isso tomou proporções gigantescas com a reeleição de Dilma Rousseff candidata do PT (Partido dos Trabalhadores) essas manifestações tiveram como propósito o fim imediato do mandato via o Artigo 85 da constituição federal, o “Impeachment”. Por outro lado setores que se dizem populares como MST e CUT ameaçaram a verdadeira vontade popular, ou seja, reprimindo uma iniciativa de um povo que está exercendo seu direito de expressão em uma sociedade democrática. Ironicamente aqueles que se denominam representantes da massa popular passam por cima de um imprescindível parágrafo da Constituição Federal de 1988: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”. A partir do momento em que milhares de pessoas saem às ruas em todas as cidades do Brasil representando 71% da população (Datafolha) com um objetivo único, esse pedido deve ser respeitado e cumprido, pois essa é a essência da democracia, respeitar o contraditório e a vontade da maioria que é sempre soberana.
A partir de 2013 brasileiro foi além do rito tradicional de apenas eleger um representante e passou ao próximo nível de exercício da cidadania, onde o questionamento e a cobrança dos servidores públicos tornou-se uma prática comum, as ferramentas que permitem esta inclusão são as redes sociais. A internet é o ambiente mais democrático e livre que existe, é onde informações são divulgadas livremente sem nenhuma intervenção estatal e por isso muitas vezes é vista como uma ameaça pela elite política.
Nos dois últimos anos a participação popular no exercício da cidadania vem despertando no imaginário social como nunca ocorreu na historia da nossa nação.Em 2015 ocorreram cinco manifestações gigantescas organizadas pelas redes sociais, devido a instabilidade econômica e do cenário político atual que é marcado por diversos escândalos de corrupção tendo como resultado uma imensa rejeição popular.
O Brasil se encontra em um momento decisivo em sua história.E ao que tudo indica o período a seguir será caracterizado por mudanças cruciais no país como um todo, finalmente a popularização da política está acontecendo e este é o primeiro passo para superar esse conceito atrasado que coloca o povo e a política em lados opostos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>