Conservadorismo x Progressismo

Essa é uma luta de séculos. Costumam rotular os conservadores de serem “retrógrado”, ou seja, dizem que são atrasados, que são contra qualquer tipo de novidade e que são insensíveis ao sofrimento humano. Por outro lado, os progressistas são as pessoas preocupadas com com os DIREITOS HUMANOS, são modernos, descolados e dotados de uma mente “aberta”. Pois é, a coisa não funciona bem assim. O conservadorismo é responsável pela preservação da sociedade e das suas instituições, ele se arma contra tudo que surge e que oferece riscos a sociedade; podemos, também,  atribuir ao conservadorismo os avanços tecnológicos, através do capitalismo. Por outro lado, os progressistas são contra o capitalismo, eles sonham com o comunismo utópico, onde todos viveriam em plena harmonia; eles são contra as instituições sociais, pois acreditam que elas são as responsáveis pela maldade do mundo, pois os seres humanos são fruto do meio, esse pensamento progressista é revolucionário, pois prega a destruição de tudo que existe e acredita que devemos reconstruir o mundo, mas sempre que tentaram isso, só conseguiram miséria e morte.

Creio que tudo isso, que eu falei, não é novidade pra vocês, mas na verdade, meu interesse é que vocês assistam a esse video, pois ele retrata, de maneira simples e introdutória, os fundamentos progressistas e conservadores.

Assista e deixe seu comentário. Um abraço.

One thought on “Conservadorismo x Progressismo

  1. Angelo Rocha de Oliveira

    “atribuir ao conservadorismo os avanços tecnológicos, através do capitalismo. Por outro lado, os progressistas são contra o capitalismo, eles sonham com o comunismo utópico, onde todos viveriam em plena harmonia”

    Caro senhor O retrogador, acho que houve um equívoco em seu modo de pensar na qual deu um bug mental. O conservadorismo e progressismo respectivamente são movimentos que prezam a conservação e a mudança. Quando falamos de conservadorismo, podemos dizer que os capitalistas já foram progressistas em relação ao clero e a nobreza, pedindo mudanças em prol da liberdade econômica, menos estado, etc… Todo movimento de mudança que ocorreu na sociedade foi feito por um progressista, independente de qual tipo de mudança será tratada.

    Aqui no Brasil o conservadorismo e progressismo reflete no eleitor questões culturais pessoais, como direito igualitário entre etnias, gêneros, questões sobre a laicidade do estado, etc. Liberdade para consumir drogas, portar armas, legalizar casamentos gays e flexibilizar leis trabalhistas são carates progressistas, e depois de estabelecidas se tornam de caráter conservadora.

    Então quando um gay vota no partido socialista, não é porque ele é socialista, mas é porque a direita levanta a bandeira contra os gays. Tudo é um reflexo, e é claro que a oposição vai abraçar os excluídos,

    A Russia e Cuba hoje são comunistas conservadores (contra qualquer tipo de mudanças).
    Os países árabes são extremamente conservadores (Colocam a fé acima de qualquer lógica de mudança).

    Eu como libertário sou a favor do estado cumprir apenas o papel nas questões que abrange a segurança (social, econômica e ambiental) respeitando os direitos humanos nas quais os países ultra conservadores da atualidade descumprem.

    Menor estado = menor conservadorismo de estado tanto nas questões econômicas quanto nas questões sócio ambientais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>