Rockefellers, Zika e os idiotas úteis que acreditam em hoax

Uma mentira dita 100 vezes, torna-se verdade. A última hoax espalhada nas redes sociais, sejam pela direita ou esquerda, é a de que a Fundação Rockfeller é detentora do vírus da Zika e pior ainda, pessoas podem comprar a cepa do vírus pela internet.

Existem 2 coisas que realmente me tiram do sério, uma é a pseudociência e a outra é teoria da conspiração. Sinceramente não sei qual é a pior, mas isso não vem o caso agora.

Se você tem o mínimo, só um tiquinho de bom senso já não vai cair nos contos da internet. Não é preciso ter 2 PHDs, 5 doutorados, 8 mestrados e 10 graduações para perceber que a recém hoax espalhada pela internet é uma bela farsa infantil. Se você realmente acredita nisso, PARE de ler por aqui, é sério!

Quebrando mitos

Para começar, a Fundação Rockfeller NÃO é dona do vírus da zika, nem de sua patente. Vamos entender o caso. Tudo começou quando um espertinho querendo chamar atenção entrou no site da ATCC (The Global Bioresource Center) e printou esta pagina:

    AS demais informações são, descoberto em 1947, fonte: sangue do macaco rhesus selvagem em Uganda. A pesquisa foi publicada em 1952 na Transactions of the Royal Society of Tropical pelo Dr. Drick GW, link do artigo aqui. (para ver o conteúdo do artigo é preciso pagar, ou estar filiado a alguma universidade ou centro de pesquisa). Consulte aqui o mapa histórico da transmissão do Zika pelo mundo.

Está é a aba “História”, cuja a função é dizer COMO e de QUEM a ATCC conseguiu a amostra do vírus. Não é preciso ter 20 anos em fluência na língua inglesa para descobrir que “Name of Depositor” significa Nome do Depositante. Isso significa que J. Casals da Rockefeller Foundation fora a pessoa responsável pela entrega da cepa a ATCC. Se eu seguir a lógica conspiracionista, devo acreditar que a Universidade de Medicina de Maryland, Yale Arbovirus Research Unit e National Institute of Allergy and Infectious Diseases a são “donas” do vírus da Dengue. Deu para perceber que esta estupidez poderia ter acabado por aqui?

    Sobre a ATCC

Agora vamos falar sobre a ATCC. É uma empresa de biomedicina que comercializa diversos produtos entre eles cepas de vírus e bactérias. “Ahhhh eu não disse que tinha algo de errado nisso tudo? “. É preciso ser ter o cérebro da Dilma para crer que qualquer um possa ir no site e realizar um pedido de cepas virias. A verdade que esse tipo de material biológico é extremamente regulamentado, e não depende somente das 2 partes interessadas (compra e venda) para realizar a transação, existem diversas normativas a níveis mundiais para esse tipo de material seja transportado. Os modais de transporte desse tipo de produto não são os mesmos que usamos para viajar. O produto só pode ser comercializado para Universidades que desenvolvem pesquisas, laboratórios, centros de pesquisa de diagnósticos, governos e agencias, e ainda é preciso ter certificação de biossegurança, que pode variam entre BSL 1 até 4, sendo um o menor nível de segurança e 4 como o maior. Para o vírus da Zika, precisa-se de segurança nível 2. Todas essas medidas e outras que você gentilmente pode ter a bondade de ir conferir no site da ATCC, OMS e ANVISA são precauções e controle para evitar infecções.

    “Ahhh e se a ANVISA importar material da ATCC para o Brasil. Não há problema, pois temos laboratórios referência como o da Fundação Oswaldo Cruz que desenvolve vacinas, e utiliza os padrões de qualidade da ATCC, além de que a própria ANVISA possui documentos citando a ATCC em controle de qualidade, confira aqui em PDF. Inclusive o Brasil já mandou amostras para ATCC, o depositante foi o Dr. Heráclides César de Souza Araújo referência em estudos sobre a Lepra.

A ATCC é uma organização sem fins lucrativos, não comercializa patentes, apenas amostras biológicas, o preço é apenas para cobrir os custos da produção e manutenção das cepas, afinal não existe almoço grátis, não é? Dessa forma a Fundação Rockefeller e o Dr. Araújo não receberiam um dólar se quer pelas transações efetuadas pela ATCC. Além do mais a ATCC não está sozinha existem outras organizações explorando esse setor, a Riken do Japão, TBRC da Tailândia e Public Health England da Inglaterra.

    Longe de defender a Fundação Rocekfeller, todavia tanto a Fundação quando a Universidade Rockefeller cedeu inúmeras amostras a ATCC, isso os faz serem bonzinhos? Não, lembrando que eles também apoiaram experimentos nazistas, além do mais a família Rockefeller é metacapitalista. Estou dizendo que a Fundação Rockefeller também tem um papel importante no combate a doenças, pois financia diversos estudos independentes em diversas áreas, isso é bem comum nos EUA. Instituições ditas filantrópicas são financiadoras de pesquisas médicas, tecnológicas, geológicas, paleontológicas e etc. Então não se assuste ao ver repetidamente os nomes dessas grandes instituições em diversas áreas de conhecimento cientifico.

    Sobre o misterioso J. Casals

    Seu nome é Jordi Casals-Ariet e é médico virologista e epidemiologista que descobriu a Febre de Lassa, nasceu em 1911 e faleceu em 2004, ingressou na Fundação Rockefeller em 1936, lá ele realizava estudos clínicos de sua área, inclusive com o vírus da gripe influenza além de ter transformado o teste de aglutinina em ferramenta para diagnostico. Ele se tornou famosos mundialmente por seus conhecimentos em taxionomia. Um brilhante cientista que utilizou as instalações da Rockefeller para beneficiar a humanidade. Consulte mais sobre Casals aqui e aqui

    Não seja mais um idiota, o mundo está cheio deles e não precisa de mais um

    Cuidado com tudo o que você lê pela internet, na dúvida, não compartilhe, não comente, não reproduza essas imbecilidades. O caso da ATCC com o vírus Zika e a Fundação Rockefeller não passa de mais uma hoax espelhada na internet para tirar o foco das pessoas. Reserve um tempo livre para procurar e pesquisar sobre o assunto, hoje temos a facilidade da tecnologia da informação, então por favor, vamos utiliza-la e não inutiliza-la. O site E-Farsa também escreveu sobre o assunto, confira.

    Não vou perder meu tempo com um assunto tão medíocre quanto esse, portanto a quem realmente interessar, favor realizar pesquisas embasadas e deixar as conspirações para filmes de hollywood.

zika para face

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>