As favelas foram criadas por negros? O que muitos não querem que vc saiba

Favelas eram comuns nos Estados Unidos e na Europa antes do início do século XX. Em 1825, foi criada na cidade de Nova York a favela de Five Points, que se acredita ter sido o primeiro assentamento urbano informal do tipo no mundo.A favela ficava onde anteriormente existia um lago poluído chamado Collect. Five Points foi ocupada por irlandeses e depois imigrantes italianos e judeus, somente depois vieram os negros que obtinham a liberdade. O local era o lar de pessoas pobres, famílias rurais que migravam para a cidade e de povos perseguidos na Europa que chegavam a Nova York. Bares, bordéis, cortiços miseráveis ​​e sem luz forravam suas ruas. A violência e o crime eram cotidianos.
A partir de 1870, uma crescente onda de imigração assolou a área de Nova York. Dentre eles, judeus e italianos se estabeleceram em Manhattan. As gangues começaram a competir umas com as outras para obter controle e poder sobre a área. Assim, promovendo atividades ilícitas, gangues irlandesas como os ” Whyos” lutaram pelo seu território contra as gangues de judeus, tais como: “Monk Eastman’s” e “Eastman Coin Collectors”.
Hoje, o local da antiga favela transformou-se no bairro de Little Italy e Chinatown.Five Points não foi a única favela dos Estados Unidos.Jacob Riis, Walker Evans, Lewis Hine e outros fotografaram assentamentos informais desse tipo muitos antes da Segunda Guerra Mundial favelas eram encontradas em todas as grandes regiões urbanas do país no início do século XX, antes e durante a Grande Depressão.

ps. Sobre o texto, eu estava pesquisando sobre o tema há uns 3 meses, já tinha separado várias imagens com ótima resolução, mas acabei deixando a postagem de lado.
Ontem quando fui procurar referências na internet, o Google simplesmente havia desaparacido com quase tudo sobre o tema.
E o único artigo que encontrei, afirmava que a primeira favela foi formada por negros e depois irlandeses e italianos.
Não sei qual a intenção deles, mas não engulam qualquer coisa que vcs andam lendo por ai e as tomando como verdades.


Texto de Camilla Azevedo, da página Aqui não, mortadela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>